quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um Desafio à nós, mulheres



Neste breve texto, o pastor John Piper enumera, como que em oração, uma lista de importantes conselhos direcionados às mulheres cristãs, a fim de que vivam para a glória de Cristo.

1. Que tudo da sua vida - em qualquer esfera - seja devotado à glória de Deus.

2. Que as promessas de Cristo sejam confiadas tão plenamente que paz, alegria e força encham sua alma a ponto de transbordar.

3. Que essa plenitude de Deus abunde em atos diários de amor, de forma que as pessoas possam ver suas boas obras e glorificar ao seu Pai no céu.

4. Que vocês sejam mulheres do Livro, que amem, estudem e obedeçam a Bíblia em cada área do seu ensino. Que a meditação sobre a verdade bíblica possa ser a fonte de esperança e fé. E que vocês continuem a crescer em entendimento através de todos os capítulos de sua vida, nunca pensando que o estudo e o crescimento são apenas para os outros.

5. Que vocês sejam mulheres de oração, de forma que a Palavra de Deus se abra para vocês; e o poder da fé e santidade desça sobre vocês; e sua influência espiritual crescerá no lar, na igreja e no mundo.

6. Que vocês sejam mulheres que tenham uma profunda compreensão da graça soberana de Deus, fortalecendo todo esse processo espiritual; que sejam pensadoras profundas sobre as doutrinas da graça, e amantes e crentes profundos dessas coisas.

7. Que vocês sejam totalmente comprometidas ao ministério, seja qual for o seu papel específico, que não desperdicem o seu tempo em revistas de senhoras ou hobbies inúteis, assim como seus maridos não deveriam desperdiçar o tempo deles em esportes excessivos ou coisas sem propósito na garagem. Que você redima o tempo para Cristo e seu reino.

8. Que vocês, se solteiras, explorem seu solteirismo para a plena devoção a Cristo e não sejam paralisadas pelo desejo de se casar.

9. Que vocês, se casadas, apoiem a liderança do seu marido de maneira criativa, inteligente e sincera, tão profundamente como uma obediência a Cristo permitir; que vocês o encorajem em seu papel designado por Deus como o cabeça; que vocês o influenciem espiritualmente primariamente através da sua tranquilidade destemida, santidade e oração.

10. Que vocês, se tiverem filhos, aceitem a responsabilidade com o seu marido (ou sozinhas, se necessário) de criar os filhos que esperam no triunfo de Deus, compartilhando com ele o ensino e a disciplina das crianças, e dando aos filhos aquele toque e cuidado protetor especial que vocês são unicamente capacitadas para dar.

11. Que vocês não assumam que o emprego secular é um desafio maior ou um melhor uso da sua vida que as oportunidades incontáveis de serviço e testemunho no lar, na vizinhança, comunidade, igreja e no mundo. Que não proponham somente a pergunta: Carreira vs. Mãe em tempo integral? Mas que perguntem tão seriamente: Carreira em tempo integral vs. Liberdade para o ministério? Que vocês perguntem: O que seria maior para o Reino - ser empregado de alguém que lhe diga o que você deve fazer para seu negócio prosperar, ou ser um agente livre de Deus, sonhando o seu próprio sonho sobre como seu tempo, seu lar e sua criatividade poderiam fazer o negócio de Deus prosperar? E que em tudo isso você faz suas escolhas não sobre a base de tendências seculares ou expectativas de estilo de vida, mas sobre a base do que fortalecerá a sua família e promoverá a causa de Cristo.

12. Que vocês parem e (com seus maridos, se forem casadas) planejem as várias formas da sua vida ministerial em capítulos. Os capítulos são divididos por várias coisas - idade, força, solteirismo, casamento, escolha de emprego, crianças no lar, crianças na escola, netos, aposentadoria, etc. Nenhum capítulo é tudo alegria. A vida finita é uma série de permutas. Encontrar a vontade de Deus, e viver para a glória de Cristo plenamente em cada capítulo é o que faz dele um sucesso, não se ele se parece com o capítulo de outra pessoa ou se tem nele o que o capítulo cinco terá.

13. Que vocês desenvolvam uma mentalidade e um estilo de vida guerreiro; que nunca se esqueçam que a vida é breve, que milhões de pessoas estão entre o céu e o inferno todos os dias, que o amor ao dinheiro é suicídio espiritual, que os objetivos de mobilidade ascendente (roupas chiques, carros, casas, férias, comidas, hobbies) são um substituto pobre para os objetivos de viver para Cristo com toda a sua força, e maximizar sua alegria no ministério ao ajudar pessoas.

14. Que em todos os seus relacionamentos com os homens vocês procurem a direção do Espírito Santo ao aplicar a visão bíblica da masculinidade e feminilidade; que vocês desenvolvam um estilo e comportamento que faça justiça ao papel único que Deus deu aos homens para serem responsáveis pela liderança graciosa com relação às mulheres - uma liderança que envolve elementos de proteção, cuidado e iniciativa. Que vocês pensem criativamente e com sensibilidade cultural (assim como ele deve fazer) ao moldar o estilo e ajustar o tom de sua interação com os homens.

15. Que vocês vejam a direção bíblica para o que é apropriado e inapropriado para os homens e mulheres em relação uns para com os outros, não como restrições arbitrárias sobre a liberdade, mas como prescrições sábias e graciosas de como descobrir a verdadeira liberdade do ideal de complementaridade de Deus. Que vocês não mensurem sua potencialidade pelas poucas funções restringidas, mas pelas incontáveis oferecidas.

Fonte: Desiring God
Tradução: Desiring God


Em cristo,
Helena

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Abortar - Ninguém tem esse direito

Você acha muito diferente atirar numa pessoa e tirar sua vida e abortar um ser ainda indefeso?

Se pensa assim, te aconselho a assistir calmamente este vídeo... certamente mudará de opinião.




Pense nisso.



Helena Costa

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Confie




Só porque não o vemos, tamanho o nosso pavor, não significa que Ele se foi do nosso barco. Talvez esteja na hora de crermos em Seu Amor e Cuidado na escassez, e não apenas na bonança; na tristeza, e não apenas na alegria; na doença, e não apenas na saúde; nos desertos, e não apenas nos pastos verdejantes.


Tudo acontece por permissão de Deus... Então, se o vento está soprando forte tentando afugentar o barco a ondas revoltas: "Sossegai..."


Não. Não se preocupe. Uma vez postos em fornalhas, o Oleiro está a nos observar. Desejando que não trinquemos e sejamos aprovados. Então, perceberemos que, sem passar pelo fogo, nos quebraríamos facilmente, seríamos peças inúteis tamanha a nossa fragilidade. 


"Ué! E não bastava o processo de limpeza do barro com a faca deslizando sobre a massa? Ou mesmo o processo de molde do barro em vaso na roda? Não. Isto não é pra mim. Já senti dor o suficiente. Já chega. Estou pronto. Estou pronto." - e a tolice na dor nos leva a questionar o Oleiro... Ousados, porém tolos.


Psiu! Há um mistério na fornalha (ou no forno, como queiram): ele não apenas nos aquece e nos causa dor. Alimentado o fogo por, pelo menos, 35 horas ininterruptas, os elementos dos quais o vaso é formado sofrem um processo de sintetização, onde haverá uma íntima união ou ligação, aglutinação das moléculas, cujo resultado é: um vaso resistente.


Você não precisa sorrir ao longo de um processo que lhe causa dor... Você não precisa demonstrar uma alegria que não está sentindo ao longo dos cultos de celebração... Você não precisa gritar "Glórias e Aleluias" que não vem do coração... Você não precisa se jogar ao chão como Jó ou ter a paciência de José. E, quando a Palavra de Deus nos orienta a dizer que "Tudo vai bem!", não é para fingirmos que, de fato, está tudo bem vivendo alheios à realidade.


Quanto mais altas as temperaturas, sinta todas as emoções que estão à flor da pele. Não tem problema. Não se sinta culpado por sentir tristeza, por sentir-se irado, por sentir desespero... Mas não peque. Não jogue contra o céu toda a sua frustração. Calma... E, quando alguém perguntar como você está, apena diga: "Tudo vai bem...", não como uma declaração falsa, mas declarando CONFIANÇA no Oleiro que está a lhe observar ansioso para tirá-lo do forno... "Sim, vai tudo bem. Pois CONFIO em Seu trabalhar. E DESCANSO em Seu agir."


E sabe o que é mais lindo? É que, ao final de tudo isso, não apenas o Amor dEle será mais forte em nós, como o nosso amor por Ele sairá fortalecido. Sabe o que significa? INTIMIDADE com o Oleiro. Vasos aprovados, resistente e, finalmente, ÚTEIS.


Uau! Finalmente, úteis. Pois já não o conhecemos só de ouvir falar, nós o conhecemos por nos relacionarmos pessoalmente com Ele. É... Ele não somente sempre esteve na proa do barco, Ele sempre esteve no comando das tempestades! 


Ei! Tenha calma... Descanse em Seu Cuidado. Desfrute de Seu Amor. E CONFIE em Seus Propósitos.


“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Romanos 8.28


(Transcrito)