segunda-feira, 8 de março de 2010

Modéstia: A Preocupação de um Pastor - Parte 4



Faz quase dois mil anos desde que Paulo escreveu sua carta, mas 1 Timóteo 2:9 ainda permanece uma preocupação pastoral. Hoje o assunto é vestimenta imodesta e sensual mais do que traje ostentoso. É um enorme desafio tratar deste assunto. Eu sei do grande risco que corro de ser mal entendido ou ofender ao abordar este assunto, e da possibilidade de você sentir que estou pecaminosamente julgando ou acusando injustamente.


Por favor, saiba que eu não escrevo como alguém que se autonomeou um crítico. Eu sou apenas um pastor preocupado que sinceramente supõe que a maioria das mulheres cristãs que se vestem sem modéstia não tem consciência da guerra que os homens confrontam diariamente com a luxúria. Elas provavelmente não têm a menor idéia do que se passa na mente de um homem, e que efeito os seus corpos têm sobre os olhos e corações de homens jovens e velhos.


Mas eu não quero que ninguém continue ignorante depois de ler este capítulo. É por isso que eu quero que vocês ouçam dois homens jovens que representam tantos outros. Eu espero que as lutas e tentações deles - que não são exclusivas deles, mas comuns aos homens - a motivará a procurar modéstia e autocontrole por causa de seus irmãos em Cristo.


Primeiro: um dia na vida de um estudante de faculdade que busca pureza:


"Cada dia no campus é uma batalha. Uma batalha contra o meu pecado, uma batalha contra a tentação, uma batalha contra minha mente depravada. Todas as manhãs eu tenho que clamar por misericórdia, força e uma convicção renovada para fugir da luxúria jovem. O Espírito é fiel para trazer a renovação de que eu preciso, e para me preparar para guerrear contra meu pecado, mesmo assim tentações ainda existem.


Eu sou grato porque Deus me criou para ser atraído para mulheres. Porém, o campus é um campo minado carregado. Há moças em todos os lugares, e com certeza eu passarei por moças atraentes enquanto eu caminho entre as classes. Para passar pelo dia ileso, ou eu tenho que estar ativamente ocupando minha mente e espírito com oração, citando textos bíblicos, ouvindo músicas de louvor ou olhando para a calçada. Muitos dias eu preciso fazer todos os quatro para estar seguro.


O que as mulheres parecem não entender completamente é que a luxúria é uma tentação constante. É ininterrupta. É agressiva. E ela faz tudo que pode para conduzir os homens até a morte. E as mulheres tem a opção de ajudar ou impedir objetivo e propósito da luxúria. Às vezes quando eu vejo uma moça vestida provocantemente, eu digo a mim mesmo, "Ela provavelmente nem mesmo sabe que 101 homens vão devorá-la em suas mentes hoje. Mas, por outro lado, talvez ela saiba." Para ser honesto, eu não sei a verdade, a verdade sobre porque ela escolhe vestir-se deste modo, caminhar do modo que caminha, agir do modo que age. Eu não sei porque eu nunca me sentei com uma moça e perguntei por quê. Tudo que eu preciso saber é que o modo com que ela se apresenta ao mundo é isca para enrascar minha mente pecadora e eu preciso evitar isto a todo custo.


Na maioria das vezes, a igreja serve como um refúgio para a constante represa da tentação para pecado. Porém, os membros da igreja ainda não estão livres do pecado, e há moças que são ignorantes e alheias às inclinações pecaminosas dos homens.


Eu tenho que confessar que até na igreja pode haver várias minas espalhadas. Para moças que são ignorantes, por favor, ajudem seu irmão em Cristo, e peçam a seu pai para examinar seu guarda-roupa. Pergunte a seu pai como você pode escolher melhor a santidade ao invés do mundanismo. Ele é homem, e ele sabe mais do que você sobre o assunto.


E para as moças que não seguem o padrão do mundo: obrigado. Obrigado mais de um milhão de vezes. Você está seguindo os mandamentos da Bíblia, e você está ajudando seus irmãos no processo."


Eu admiro a luta tenaz deste jovem pela santidade. E eu faço côro com ele na sua gratidão a todas as mulheres que escolhem vestir-se modestamente: obrigado mais de um milhão de vezes. Você está verdadeiramente servindo seus irmãos em Cristo por sua obediência à Palavra de Deus.


Como mulheres cristãs na igreja vocês podem ser uma bênção ou uma distração como o segundo jovem explica:


"O lugar onde eu acharia que não teria que enfrentar tanta tentação é na igreja. Mas este nem sempre é o caso. Quando amigas minhas se vestem sem modéstia, isso definitivamente tem um efeito negativo na nossa amizade. Quando ela se veste imodestamente, torna-se difícil vê-la como uma irmã em Cristo. Há uma batalha constante acontecendo enquanto eu estou interagindo com ela. A comunicação se torna mais difícil, mas eu também estou tentando combater a tentação.


Eu também acho que algumas mulheres não estão conscientes de que até mesmo as pequenas coisas podem distrair muito os homens - mostrar uma pequena parte da barriga, ou até mesmo, usar uma bolsa que tem uma alça que fica entre os seios delas, etc.


Eu agradeço muito a Deus pelas amizades que Ele me deu no último ano e meio, e pelas mulheres piedosas em meu pequeno grupo. Eu aprecio muito o sacrifício que estas mulheres fazem para glorificar a Deus, e para servir e cuidar dos homens.


Eu ouvi uma história de uma das mulheres em nosso pequeno grupo que foi fazer compras e realmente gostou de uma camisa que ela estava experimentando. Entretanto ela pensou, "Não, eu não posso fazer isto com os homens." Essa foi a primeira vez que eu ouvi falar de qualquer coisa assim, e eu fiquei muito grato. É uma bênção tão grande ter amigas que se preocupam comigo o bastante para ser abnegadas e sacrificar o que poderia parecer atraente para me ajudar e ajudar outros homens a lidar com luxúria sexual.


Quando as mulheres se vestem modestamente, é atraente e me faz querer sair com elas. Eu acho a modéstia tão atraente e benéfica em amizades; faz com que seja mais fácil uma amizade ser centrada em Deus e não atrapalha o companheirismo.


Homens piedosos acham modéstia atraente. Eles apreciam mulheres que se vestem com autocontrole e moderação. Eles são gratos por mulheres que os servem ajudando-os combater a tentação de cobiçar."


Depois de ouvir sobre as lutas destes jovens, uma moça escreveu pra mim:

"Eu tinha uma vaga idéia de que os homens eram mais afetados pela visão do que as mulheres. Mas eu nunca percebi como a tentação era dominante. . . Agora, sabendo um pouco do que os homens passam diariamente, eu tenho um desejo ardente de servir meus irmãos em Cristo. Eu quero fazer da igreja um refúgio para eles.


Graças à supervisão dos meus pais, não acho que o meu guarda-roupa é imodesto. Mas eu posso freqüentemente gastar muito tempo examinando minhas roupas, tentando ver como posso usar o que tenho para atrair os rapazes. Depois da sua mensagem, eu já não tenho o desejo de me vestir imodestamente. Pelo contrário, minha preocupação é proteger os rapazes e ajudá-los na sua caminhada com Deus. Eu não quero que minhas roupas ou comportamento os distraia de focalizar em Deus."


Eu espero que este desejo ardente de servir seus irmãos em Cristo caracterize toda mulher na igreja. Mas a igreja também deve ser um lugar onde o não convertido possa entrar vestido imodestamente e sentir-se acolhido calorosamente, não moralisticamente julgado. Entre mulheres cristãs, aquelas que se vestem imodestamente deveriam ser bondosamente corrigidas - não por pessoas farisaicas que tentam impor preferências pessoais, mas por aqueles que se consideram os piores pecadores, e que caridosamente supõe que o imodesto está fazendo aquilo por ignorância. Modéstia não é responsabilidade exclusiva dos pastores da igreja e suas esposas. É responsabilidade coletiva de todos os membros da igreja.
(Transcrito)

Nenhum comentário: