quinta-feira, 3 de junho de 2010

O que é Prioridade?


No dicionário Aurélio, quando procuramos o significado literal da palavra “Prioridade”, logo encontramos o seguinte:

1.Qualidade do que ou de quem é o primeiro; primado;


2.Precedência dada a alguém, com preterição de outrem.

Eu fiz questão de deixar em negrito e sublinhar as palavras que mais me chamaram a atenção:


a) Primeiro = Que ocupa o lugar de número 1;

b) Primeiro = Que não é precedido por outros;

c) Primeiro = que está adiante ou acima dos outros, quanto ao tempo, à posição, à importância, à qualidade, etc.;

d) Primeiro = Inicial, básico, elementar;

e) Primeiro = Antes de qualquer outra pessoa ou coisa; primeiramente.

Agora que ficou bem claro o que significa “prioridade”, vale a pena chamar a atenção para o significado acima que não deixa nenhuma dúvida de que, não somente "uma pessoa" pode ocupar essa posição de prioridade, mas "alguma coisa" também o pode!

Já parou para pensar nisso?!

Vamos pensar juntos então:
O que lemos em Mateus 6:33? Você sabe? Não lembra? Então vamos ler!

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos ensina, com clareza, o que deve ser prioridade em nossas vidas, em primeiro lugar deve ser – O REINO DE DEUS e seguidamente, A SUA JUSTIÇA!

Isso só pode significar uma coisa: Sabemos o que priorizar! Que maravilha, como Deus é Bom! A pergunta é: Estamos priorizando o que deve ser prioridade, segundo a Palavra de Deus, nas nossas vidas?

Do que adianta saber o certo, ter em mãos o “Mapa do Tesouro” se decidimos, conscientemente, não segui-lo? Conseqüentemente nunca chegaremos ao “Tesouro”, não acham? E se escolhemos não seguir e nem obedecer o que deveríamos seguir e obedecer, sem questionamentos, porque insistimos tanto em buscar justificativas para a nossa teimosa desobediência? Preferimos seguir o caminho já antes percorrido por acharmos, talvez mais fácil, porque 'abrir caminhos' certamente dará bem mais trabalho e podemos até correr o risco de sermos ridicularizados, afinal de contas, todos os que você conhece, ou quase todos, também cristãos, agem assim, não é? Priorizam o que o seu intelecto manda priorizar, o que o bom senso ordena colocar em evidência, afinal de contas temos livre-arbítrio, somos "seres pensantes", como seguir um mandamento sem primeiro questioná-lo?!

É tão bonito e fácil falar em “obedecer a Deus”, “seguir os passos de Jesus”, mas quando se trata de colocar em prática tais palavras, o que vemos na grande maioria das vezes, entre os que se dizem “cristãos” é uma enorme contradição entre o que se fala e o que se vive, isso é, profundamente lamentável e fatalmente perigoso.

Vale lembrar, caso ainda não saibam, que, para nós cristãos, e por quê não dizer, para todos os homens, pois para isso TODOS foram criados: “... a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória”. (Efésios 1:12). É importante que você leia e medite no capítulo inteiro de Efésios 1:1-21

Nós não fomos criados por mero acaso, não nascemos pela simples vontade de nossos pais, ou pelo desejo desenfreado que resultou numa fecundação, NÃO! Fomos criados com um firme propósito de nosso Deus, e até que nos amoldemos a vontade d’Aquele que nos deu a vida, por mais que nos esforcemos, nos sacrifiquemos, nunca seremos realmente felizes e realizados. O Objetivo de nossas vidas se ressume em viver para o louvor da glória do Senhor!

Não vou me prolongar neste texto, ele foi criado apenas para lhe motivar a pensar, refletir calmamente, pois trata-se da sua eternidade: O que você está fazendo da sua vida? O que tem sido prioridade de verdade em seu viver? Qual tem sido o seu testemunho diante das pessoas e sozinho em casa, no íntimo do seu quarto? O Reino de Deus e a Sua Justiça sempre foram a sua prioridade desde que conheceu a Cristo? Ou você é mais um daqueles que tem um belo discurso e um péssimo exemplo?

Buscando priorizar o que deve ser prioridade, segundo a Palavra de Deus, certamente descobriremos que, TUDO O MAIS SERÁ CONSEQUÊNCIA em nossas vidas, mas uma maravilhosa conseqüência de obediência ao Senhor!

Em Cristo,
Helena

10 comentários:

Ediene disse...

amei, essa esplanação se assim posso chamar, pois é uma grande verdade, ñ vivemos muito o que pregamos, quero aprender com Deus priorisa-lo e viver como nos ensina sua palavra.

Ediene disse...

amei, essa esplanação se assim posso chamar, pois é uma grande verdade, ñ vivemos muito o que pregamos, quero aprender com Deus priorisa-lo e viver como nos ensina sua palavra.

Unknown disse...

Amei visitar essa página

Unknown disse...

Amei esse comentário sobre prioridade ou priorizar pra mim o que significa priorizar é tudo o que tem pra vc importância e amor

Unknown disse...

Se priorizo o reino de Deus,tem convicção e tenho confianca de dias melhores,e uma forma de entender que Jesus tem que estar em primeiro em toda as areas da minha vida,nao estou falando de fanatismo,e sim de prioriade,Deus nos abencoe e nos ajude...

Unknown disse...

Amem muito grato por essas palavras

santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
santos disse...

Paz seja sempre para quem anda humildemente com Deus na verdade..
Este versículo com a palavra chave Prioridade, é verdadeiramente uma porta aberta e caminho certo para evoluirmos na santificação da nossa vida em todos os sentidos. Uma riqueza que só alguns tomam posse. Seguindo esta meta com esforço, dedicação, sacrifício, erraremos menos, amaremos mais, e se perseverar cresceremos em todos os sentidos da nossa vida, cresceremos em sabedoria, inteligencia, força, dons espirituais, humildade, bondade, paciência, mansidão, poder de Deus, e muito mais, fazendo a vontade de Deus e não a nossa.Então poderemos dizer : Senhor, Senhor... porque estaremos obedecendo a voz do Senhor. Penso que em toda igreja só um resto faz a vontade do Senhor. Nós percebemos a evolução extraordinária da tecnologia e demais coisas, porem, se o cristão se empenhar na evolução da sua vida espiritual com Deus, creio que vai experimentar um excelente grau de santidade na sua vida.

Unknown disse...

Bom dia graça e paz a todos linda reflexão para colocarmos em prática em nossas vidas

Anônimo disse...

Linda explanação. Parabéns.