terça-feira, 10 de maio de 2011

A Bíblia Permite Divórcio em Caso de Adultério?



"Maridos, amai vossas esposas como Cristo ama a Igreja" (Efésios 5)

Uma coisa que e Ele não falou é que:

1- a palavra adultério é "molcheia", bem diferente de "porneia" [fornicação].

2- Havia, na época de Jesus, duas escolas judaicas mais proeminentes no assunto de divórcio e recasamento: a escola de Hillel e a escola de Shamai. Uma dizia que você pode divorciar por qualquer motivo [foi o que perguntaram a Jesus: posso divorciar por qualquer motivo?], a outra dizia que só em caso de adultério. Jesus disse "só em caso de fornicação", ou seja, José teria sido correto ao não receber Maria, se ela tivesse fornicado antes de casar com ele.

3- Os discípulos ficaram espantados com esse ensino de Jesus! Mas, porque? Se eles já conheciam as duas escolas judaicas, porque disseram "nesse caso, nem é bom casar"? Porque Jesus não concordou com nenhuma das escolas judaicas [divórcio por qualquer motivo/divórcio por adultério], seu ensino era mais duro. Por isso ele disse:

"Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o." (Mateus 19:11,12)

Vale a pena parar e refletir com seriedade sobre este assunto!

Em Cristo,
Helena Costa

Nenhum comentário: