segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Todas as pessoas que recebem o dom prometido em Atos 2:38 realizam milagres?




Tanto na fala do dia a dia como no estudo da Bíblia, entendemos que uma palavra pode ser usada em sentidos diferentes. É sempre importante considerar o contexto para perceber estas diferenças. Por exemplo, a palavra “pão” pode significar literalmente um alimento feito de cereais (João 6:7), assim como pode representar Jesus Cristo e sua natureza (João 6:33).

Da mesma maneira, a palavra “dom” é usada com significados diferentes em vários textos do Novo Testamento. Em 1 Coríntios 12, “dons espirituais” são capacidades miraculosas que o Espírito deu para algumas pessoas. Uma outra lista de dons inclui habilidades que não exigem uma manifestação milagrosa (Romanos 12:5-8).

Alguns, por não considerar o significado destas palavras em cada contexto, usam Atos 2:38-39 para ensinar que todas as pessoas batizadas para a remissão dos pecados devem receber o batismo com o Espírito Santo, ou, ainda, que devem receber dons milagrosos como línguas, profecias, curas, etc. O texto diz: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.”

Consideremos alguns fatos:

1) Conforme a promessa de Atos 2:38-39, quase 3.000 pessoas receberam este dom do Espírito Santo no dia de Pentecostes, mas não há registro destas pessoas falarem em línguas ou realizarem sinais e milagres. Pelo contrário, durante algum tempo depois de Pentecostes, as únicas pessoas que realizaram milagres foram os apóstolos (Atos 2:43; 5:12).

2) Nem neste texto, nem em outro, encontramos uma promessa de dons milagrosos para todos os convertidos.

3) Algumas pessoas, no primeiro século, receberam poder para falar em línguas ou realizar outros milagres pelo batismo com o Espírito Santo, mas este batismo não foi prometido nem dado a todos os crentes (veja Atos 1:1-5; 2:1-14; 10:44-46; 11:15-16).

4) Outras pessoas receberam dons milagrosos pela imposição das mãos dos apóstolos (Atos 6:5-8; 8:6,17-18; 19:6).

5) Já no primeiro século, a função dos dons estava ligada principalmente ao trabalho dos apóstolos de revelar a palavra de Jesus (Hebreus 2:3-4; 2 Coríntios 12:12; Marcos 16:20).

Todas as pessoas batizadas para a remissão dos pecados recebem o dom do Espírito e ele passa a habitar nelas (1 Coríntios 6:19). Devemos confiar nesta promessa divina sem a necessidade de qualquer manifestação milagrosa.

(Transcrito)


Em Cristo,
Helena

Nenhum comentário: